domingo, 4 de março de 2012

Governo do Amazonas Intensifica Preparação de Segurança Pública Para Copa de 2014

O Governo do Estado intensifica a preparação do sistema de segurança pública do Amazonas para a Copa do Mundo de 2014 com a realização no dia 7 de março da primeira grande simulação de uma operação integrada das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. A ideia é colocar em prática e ajustar o plano de segurança que será empregado durante os jogos em Manaus.
De acordo com o coordenador-técnico da Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), coronel PM Dan Câmara, a simulação da operação já está planejada e nasceu de discussões entre os comandos das polícias e dos bombeiros do Estado. “Vamos testar novas estratégias, táticas e técnicas operacionais já vislumbrando os parâmetros exigidos pela FIFA para as cidades subsedes da Copa do País”, disse.
A Polícia Militar, por exemplo, poderá fazer um ensaio técnico com o uso de artefatos explosivos, enquanto o Corpo de Bombeiros simula um atendimento de desastre de alta gravidade. “Os locais de realização dos ensaios serão, principalmente, onde consistir uma maior movimentação de pessoas durante o evento. Nós vamos utilizar as estruturas de interesse da Copa, ou seja, no estádio em construção e adjacências, rede hoteleira, porto e aeroporto de Manaus, e outros”, disse Dan Câmara.
Presidindo a reunião da comissão, o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, afirmou que o aparato planejado para Manaus deixará um legado importante para a população de todo o Estado. “O objetivo não é somente preparar Manaus para a Copa, mas fornecer segurança com mais qualidade à população e estruturar a cidade para grandes eventos pós-copa do mundo”, disse.
Ação já definida em Parintins
As reuniões da comissão também têm servido para os órgãos de segurança discutir o modelo de policiamento e ações integradas para emprego no Festival Folclórico de Parintins, realizado no último final de semana do mês de junho.
Dan Câmara explicou que a partir deste ano será desenvolvido no evento um plano de policiamento semelhante ao que programado para Manaus, criando condições de avaliação de todo o projeto de segurança que o Amazonas prepara para os jogos do mundial da FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário